Translate

sábado, 4 de março de 2017

GROTA DO ANGICO, COITO SEGURO

SERÁ QUE A GROTA DO ANGICO ERA MESMO COITO PERIGOSO COMO DIZEM? POR QUE LAMPIÃO GOSTAVA DESSE COITO? ESTRATEGICAMENTE ERA RUIM PARA DEFESA E FUGA?

Quem esteve lá poderá opinar se realmente era desvantajoso ou não. Mas para mim, a experiência que Lampião e os cangaceiros tinham, para escolher um local seguro era que esse local, oferecia garantias. O local estrategicamente não era ruim.

Quantos cangaceiros escaparam?

Consta que no local estavam "acoitados" cerca de 35 pessoas. Isso mostra que a maioria de 24 pessoas escaparam. Se fosse mesmo "uma tumba" será que teria escapado a maioria do bando e chefes de grupo? Naquela noite, será que não tinha vigia ou o vigia teria falhado na missão? O tempo "ruim" teria contribuído para que não houvesse vigia? Será que Lampião vacilou em não escalar vigias?

Sinceramente digo que o "coito" ali era seguro sim, e que essa história de Corisco ou outros acharem o local perigoso, só veio a ser levantado depois do acontecido. Se o local ofereceu saída para a maioria dos cangaceiros, em fuga mesmo desordenada por terem sido pegos de surpresa, podemos dizer que estrategicamente o coito era um bom local. O que falhou ali foi a vigilância e uma série de fatores, encandeados.

Sabemos por diversos fatos acontecidos, que mesmo quando pegos em emboscadas, Lampião e demais sub-chefes se saiam bem pois estavam sempre prevenidos. Naquela manhãzinha neblinosa, a sorte sorriu para as volantes conjuntas, ao ataque a Lampião, mas apenas conseguiram acabar com poucos naquele dia.  A sorte, se é que podemos dizer assim, pelo menos levando em conta que não era para quem morreu, os soldados abateram naquela emboscada, o chefe, a esposa do chefe, seu maioral Luiz Pedro e pequena parte do bando, que mesmo assim podemos dizer que fora a primeira vez em que houvera grande baixa.

Se Lampião tivesse escapado, mesmo com grande baixa, teria continuado a infernizar a população do nordeste, pois os que tinham sido abatidos, teriam seus nomes repetidos em novas aquisições de reforço a seu grupo.

A sorte sorriu naquele dia para as Volantes e seus comandantes e podemos também dizer que sorriu para todos os sertanejos a quem o cangaço infernizava. Estava ali iniciando o fim do "Cangaço Tradicional", que ficou sem liderança, pois Lampião não preparara um sucessor, ensinando-lhe e apresentando-o aos coronéis da política.

Os remanescentes, com o cerco policial e a vantagem policial imposta sobre eles, foram entregando-se aos poucos e essa "Saga Romântica" foi esvaindo-se e como final, tivemos a morte de Corisco, que já fugia por ter perdido a capacidade de aglutinar, abatido pelo Grande Caçador de Cangaceiros, o Tenente Zé Rufino.