Translate

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Folk-Lore Nordestino - O Samba de Lata

O Samba de Lata é uma manifestação centenária da comunidade de Tijuaçu, no município de Senhor do Bonfim, no norte da Bahia. A origem dessa comunidade Quilombola, vem da história de uma escrava fugitiva de uma senzala do Recôncavo Baiano.
 
A escrava fugitiva, de nome Maria Rodrigues, que era conhecida por Mariinha, refugiou-se na região conhecida como Alto Bonito, que tinha uma estratégica visão da área e fazia que a escrava se protegesse, escondendo-se dos caçadores de recompensas pela recuperação de escravos fugitivos.
 
Mariinha, ou Maria Rodrigues, era uma negra africana Nagô, e veio a casar-se com um homem oriundo do Congo, onde deram inicio ao Quilombo.
 
A oralidade e as tradições como por exemplo, o Samba de Lata são tradições bastante lembradas e a comunidade que compõe o Território de Tijuaçu, tem muitas histórias e costumes passados de geração em geração.
 
O Samba de Lata surgiu enquanto as mulheres caminhavam longos trechos em busca de água. Os moradores dessa região costumam ter cabelos trançados e são bastantes religiosos ligados ao culto de São Benedito.

Confira essa produção da Tv Caatinga.
 
O folclore palavra aportuguesada que vem do inglês folk que é gente ou povo e lore que é conhecimento, é a tradição e usos populares, constituído pelos costumes e tradições transmitidos de geração em geração. Todos os povos possuem suas tradições, crenças e superstições, que se transmitem através das tradições, lendas, contos, provérbios, canções, danças, artesanato, jogos, religiosidade, brincadeiras infantis, mitos, idiomas e dialetos característicos, adivinhações, festas e outras atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o povo.