Translate

sábado, 1 de novembro de 2014

O Evangelho do Bacamarte e a urgência de Saneamento Social



 
O jornal o Globo em matéria de 27 de dezembro de 1932 (fac-símile acima) faz uma crítica mais que justa, apenas usando um pouco de sarcasmo, indica que a maioria dos casos em que envolviam cangaceiros, se dava por falta de justiça e isso envolvia uma melhor condição de vida para a massa populacional daquela época. E critica: "Nem com bizantinices de condenações lavradas a distância. O combate armado correrá paralelamente à obra humana do saneamento - ou será ineficaz, como tem sido até agora!"

 
 
EDUCAÇÃO, SAÚDE, SEGURANÇA, EMPREGO, MORADIA, INFRAESTRUTURA são as ações saneadoras que o jornal falava lá em 1932. Precisamos como nunca, que os governos possam direcionar suas administrações para isso. Quanto à Segurança, preparar melhor os oficiais e policiais para que possam cumprir seus deveres com respeito e integridade como orienta a lei.

 

Mandados de prisão disponíveis para consulta no Sinesp Cidadão
            
Mandados de prisão disponíveis para consulta no Sinesp Cidadão
 
Por meio do aplicativo, qualquer pessoa pode saber se um cidadão está sendo procurado pela justiça e pela polícia. Trata-se de um cadastro com 352 mil mandados de prisão, por diversos delitos, que aguardam cumprimento. A expectativa é que o serviço ajude a dar mais segurança à população e evitar a impunidade.
 
A consulta é fácil e gratuita. Basta baixar o aplicativo Sinesp Cidadão, escolher o módulo Consulta a Mandados, e digitar dados de alguém. Pode ser o nome da pessoa, o nome da mãe dela (ou genitora, como o software sugere) e os números de algum dos seus documentos: RG, CPF, título de eleitor, passaporte, certidão de nascimento ou casamento, carteira profissional, PIS PASEP, entre outros.

 
Obs.: O retrato do fac-símile não é Lampião. Lampião é esse ai embaixo.