Translate

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Esta cidade tem um encanto todo especial.

Essas duas fotos foram tiradas quando pela primeira vez estivemos nessa linda cidade medieval. Suas ruas estreitas com nomes incríveis tais como Calle Jon Del Diablo, Calle Jon Del Infierno, Calle de La Hermandad, Calle Jon De Las Siete Revueltas, Calle Del Angel, transmitem a seus visitantes um clima de mistérios envoltos em cada esquina.
 
 
 
 
Fernando Pessoa, o poeta português, escreveu que “o Tejo é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia,/ Mas o Tejo não é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia/ Porque o Tejo não é o rio que corre pela minha aldeia”. Mas para o povo de Toledo, cidade a 70 quilômetros de Madri e com 2.200 anos de história, os versos de Pessoa perdem, de certa forma, o sentido, porque o Tejo é sim o rio que passa aos pés daquela aldeia.
 
Calmo, no seu caminhar até Lisboa, quando encontrará o Atlântico, a parte espanhola do Tejo é chamada Tajo e protege a multicultural Toledo, hoje longe de ser apenas uma aldeia cravada no monte que, durante a dominação romana nos seus princípios, foi consagrado a Vênus a deusa da beleza, que ainda parece proteger seu patrimônio histórico-cultural, tombado pela Unesco em 1986 como um dos bens inestimáveis da Humanidade.
 
Toledo está na Espanha Central e integra a comunidade autônoma de Castilha e La Mancha. Está a 71 km de Madri. NÃO DEIXE DE VISITAR ESTA JOIA DA HUMANIDADE!