Translate

quarta-feira, 14 de novembro de 2018

O Passarinho Encantado

♡ Vovô Raul para sua netinha Alícia 

Alicia você já ouviu a história do Passarinho Encantado que voou para o quintal da vovó Quinhaflor? 
Pois eu vou lhe contar: 

Certa feita, vovó Quinhaflor ao regar a horta para que as plantinhas crescessem, pois as plantinhas só podem crescer se tiver chuva, se não tiver, a pessoa tem que molhar as plantinhas. As flores, as rosas, as plantas do quintal, a horta de onde ela plantou tomate, chuchu, beterraba, cenoura, couve, coentro, pimenta e cebolinha; todas essas plantinhas que ela usa na cozinha quando vai fazer o almoço. Pois bem ao olhar para o cajueiro, vovó Quinhaflor viu um passarinho todo colorido. Ele tinha penas vermelhas, amarelas, verdes, brancas, azuis e lilás. Ele era um arco-íris muito lindo! A vovó Quinhaflor, como você sabe, conversa com os animais, ela entende a linguagem dos animais. Ela sabe falar passarinhês, que é a língua dos passarinhos, assim como ela sabe falar a língua dos gatos, a língua dos cachorros, a língua dos Papagaios e também aprendeu a falar a língua dos passarinhos, quando ela e o vovô Raul estiveram no Parque Nacional de Sete Cidades, no Estado do Piaui, onde tem muitas árvores e cachoeiras. O Curso foi no hotel Fazenda da cidade de Piracuruca, onde o Rei dos Pássaros, o Professor Uirapuru, ensinou o Passarinhês. 

Voltando ao lindo passarinho, Vovó Quinhaflor disse para o passarinho, claro que em Passarinhês: Passarinho lindo... de onde você vem meu amigo? Fique à vontade aqui no meu quintal. Aqui nós temos frutas, temos Acerolas, Cajus, Pitangas, Romãs, bananas, mamãos, Goiabas, Mangas, diversos tipos de frutas para que você possa fazer uma boa refeição! E o passarinho respondeu para vovó Quinhaflor 

▪ziu piu ziu tchi piu piu piu piu... 

Que vovó Quinhaflor entendeu perfeitamente o que ele estava dizendo. Traduzindo da linguagem dos passarinhos, ele disse: Minha boa senhora, eu estou vindo de um reino muito distante. Nesse reino, uma bruxa muito malvada, me transformou num passarinho e eu fui obrigado a fugir de meu reino, porque ela queria me colocar numa gaiola de ouro e eu não aceitei e por isso eu voei para longe.

A vovó Quinhaflor disse para ele: Bonito e nobre passarinho, aqui você está encontrando esse pedacinho de terra, da qual eu e o vovô Raul, cuidamos dele, plantando, arrumando as árvores, cuidando delas, para que os passarinhos aqui na cidade possam ter um local onde possam vir e se deleitarem, para comer um pouco de frutas deliciosas, desse quintal. Nos visitam diversos passarinhos. Vêm aqui e falam conosco. Brincam e voam entre as árvores. Agora, você tem que ter cuidado com os Niquinhos. Você sabe o que é niquinho? São aqueles macaquinho pequenininhos e eles gostam de ir para os ninhos dos passarinhos, para comer os ovinhos, muitas vezes ele atacam até os passarinhos. Então tem que ter cuidado porque eles estão aqui também, pois nos visitam para comerem  bananas que eu coloco para eles. Então fique à vontade.

▪Mas me diga uma coisa... como é que se faz para quebrar esse Encanto? Esse feitiço que essa feiticeira fez com você? E ele respondeu: 

▪Nobre senhora, para quebrar esse Encanto tenho que encontrar uma menininha muito linda e que seja estudiosa, seja ajudadora de seu papai e de sua mãe. Deve chegar perto de mim e com o dedinho dobrado, pedir para que eu venha pousar em seu dedinho e carinhosamente me dar um beijo. Só dessa forma quebra o feitiço daquela Feiticeira má que está querendo dominar o meu reino.

E a vovó quinhaflor disse para o passarinho: 

▪Pois então se é só isso, meu lindo passarinho, tenho uma netinha muito bonita, muito linda, que se chama Alícia. Tenho certeza que se eu pedir, ela virá com todo prazer, aqui no quintal, para ver você e dar um beijo bem carinhoso, para que você possa se libertar desse feitiço!

E o passarinho agradeceu a vovó Quinhaflor, disse que iria aguardar e ficou morando no quintal da vovó e do vovô Raul. Certo dia, depois que vovó Quinhaflor falou com sua netinha Alícia, marcaram um domingo de manhã. 
Quando chegou no domingo, o Sol e o céu azul estavam 
muito bonitos, para que Alícia viesse no quintal e ver o passarinho. O papai e a mamãe de Alicia vieram juntos também, para ver aquele lindo passarinho.  Alicia muito alegre chegou na casa do vovô e da vovó e foi
entrando correndo lá para o quintal, para ver aquele passarinho tão bonito e tão famoso que vovó tinha falado pra ela. Quando Alícia avistou o passarinho ficou radiante de alegria. Olhando para ele, achando-o  muito bonito, ela nunca tinha visto outro igual e esticando o dedinho, disse: 

▪Venha passarinho, pousa aqui no meu dedinho, para que eu possa lhe beijar! 

E o passarinho veio majestoso, voando na direção de Alicia  e pousou no dedinho dela. Alicia carinhosamente deu um beijinho bem suave no bico do passarinho e o passarinho de repente se transformou num lindo Príncipe!

E o Príncipe graças a Alícia se viu livre para voltar ao seu reino para cuidar de seus súditos. Mas antes disso, abriu uma sacola muito bonita que ele usava e dela retirou uma linda coroa de Princesa e coroou Alícia como sendo a futura Princesa de seu Reino Mágico.