Translate

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Justiça para os injustiçados


Quem tem um mínimo de raciocínio sabe que só poderemos acabar com a questão da violência que passaremos a chamar de básica ou VB é a justiça, educação e trabalho. Fora disso persistirá com ímpetos avassaladores atingindo os da camada financeira mais abastarda. 

Quando isso ocorrer, o que já está ocorrendo, veremos o endurecimento das forças de repressão policial, adquirirem uma metodologia ultrapassada que já foi posta em prática no passado, quando cangaceiros eram procurados e muitos deles mortos e como troféu decepavam suas cabeças como forma de atestar suas mortes.

No passado, a proteção a cangaceiros foi sempre praticada pelos chefes políticos, principalmente os do nordeste. Será que não estamos vendo hoje a mesma coisa? Vejamos:

Em seu livro “Almas de lama e de aço” o escritor e historiador Gustavo Barroso sob o tópico Coronelismo e Cangaceirismo já mostrava que as tentativas para acabar com a violência já vinham de um bom tempo atrás, desde as colônias, onde foram feitos esforços para acabar com a VB, prendendo e matando cangaceiros, e que no entanto não surgiu efeitos “para acabar com a praga sem que nada se conseguissem.”

Isso mostrava naquela época, e quanto mais hoje em dia, que não é matando ou prendendo bandidos, o que é um mero efeito, que se iria, assim como não vamos, por fim a VB e sim combatendo as suas causas. Isso foi e está sendo feito em países mais civilizados, desculpem-me o termo, mas é isso mesmo.

Quando perseguidos, os bandidos rareavam, mas quando as forças policiais aliviavam, surgiam novos casos. O por que disso podemos ver ao estudarmos outras culturas que passaram por isso e só puderam “apagar os fermentos que lhe dão origem” quando tiveram que investir em Justiça, Educação e Empregos, três pilares básicos para exterminar-se a violência. 


Estamos aqui no Brasil dos dias de hoje, vendo governos populares investirem na educação, enquanto a Justiça se decompõe e cada vez fica mais ao lado dos “coronéis” gerando uma desconfiança nunca vista na população. Estamos vendo que “coronéis” não querem investir seu dinheiro, que em alguns casos são frutos da corrupção, gerando empregos, preferirem deixa-lo guardados em contas de bancos em paraísos fiscais. 

Estamos vendo os representantes desses coronéis na Câmara dos Deputados e Senado Federal, optarem por não repatriarem tal dinheiro, por lei a ser criada, essa fortuna incalculável dando a entender à população que preferem legislar na causa dos mais opulentos.
Estamos assistindo no Brasil, uma violência tão grande em matéria de corrupção que passas pelos Três Poderes da República, onde magistrados, procuradores, delegados federais, altos funcionários, governadores, deputados e senadores, estão trabalhando não em proveito da nação, mas para seus próprios bolsos e bolsos de seus familiares.

Está faltando justiça, está faltando empreendimentos, pois os ricos “coronéis” só esperam pelo governo para não investirem seu rico dinheirinho, e o pior é que estão combatendo os que querem dar educação e querendo por pra fora aqueles que querem consertar o Brasil, trazendo justiça para os injustiçados.