
Teólogos questionam se é próprio que a cruz seja o símbolo do cristianismo devido à sua associação com a violência, incentivam em vez disso que o uso de símbolos que reflitam a vida de Jesus em vez de sua morte reflitam sua vida assim como alguns cristão já usam desde o principio do cristianismo o símbolo do peixe que representa alimento multiplicado por Cristo quando alimentou os pobres.

INSTRUMENTO DE TORTURA E EXECUÇÃO
A cruz era um instrumento de tortura e execução. Obteve significado especial pela sua conexão com a morte de Jesus. Duas palavras gregas se empregam para o instrumento de execução no qual Jesus morreu: Xylon (madeira, árvore) e staurus (estaca, cruz).

Rafael Bluteau, em seu “Vocabulário Português e Latino”, diz que a cruz era o “Antigo Patíbulo dos malfeitores, em várias nações do mundo e de diferentes figuras segundo a variedade dos tempos”.
Então... será que você vê agora a cruz como símbolo cristão ou enxerga o sacrifício de Jesus como sendo o verdadeiro símbolo da salvação?
O mais importante é que, não importa que instrumento tenha sido usado para torturar e executar Jesus, nenhuma imagem ou símbolo desse instrumento deve se tornar objeto de devoção ou adoração para os cristãos. “Fugi da idolatria”, ordena a Bíblia. (1 Coríntios 10:14) O próprio Jesus forneceu o verdadeiro sinal que identifica seus seguidores genuínos. Ele disse: “Por meio disso saberão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor entre vós.” — João 13:35.