Translate

quinta-feira, 29 de março de 2018

O comportamento humano é 93 por cento previsível

O comportamento humano é 93 por cento previsível, a pesquisa mostra

Distinguished Professor of Physics As descobertas de Albert-László Barabási estão publicadas na edição atual da revista Science Photo by Craig Bailey





(PhysOrg.com) - O comportamento humano é 93% previsível, segundo um grupo de cientistas da rede Northeastern University. Distinguido Professor de Física Albert-László Barabási e sua equipe estudaram os padrões de mobilidade de usuários anônimos de telefones celulares e concluíram que, apesar da percepção comum de que nossas ações são aleatórias e imprevisíveis, a mobilidade humana segue padrões surpreendentemente regulares. A pesquisa da equipe é publicada na edição atual da revista Science .


“Indivíduos espontâneos estão amplamente ausentes da população. Apesar das diferenças significativas nos padrões de viagens, descobrimos que a maioria das pessoas é igualmente previsível ”, disse Barabási, que também é diretor do Centro de Pesquisa em Redes Complexas, líder da Northeastern . "A previsibilidade representa a probabilidade de prevermos o futuro futuro de um indivíduo na próxima hora com base em sua trajetória anterior".

Barabási e sua equipe também descobriram que, independentemente das diferentes distâncias percorridas pelas pessoas, a previsibilidade de 93% permanece verdadeira tanto para aqueles que viajam longas distâncias regularmente quanto para aqueles que normalmente ficam perto de casa.

"Nós tendemos a supor que é muito mais fácil prever o movimento daqueles que viajam muito pouco sobre aqueles que cobrem regularmente milhares de quilômetros", disse Chaoming Song, PhD do Centro de Pesquisa de Rede Complexa e principal autor do artigo "Ainda, Descobrimos que, apesar de nossa heterogeneidade, somos todos quase igualmente previsíveis ”.

Os pesquisadores também ficaram surpresos ao descobrir que a regularidade e a previsibilidade do movimento individual não diferiram significativamente entre as categorias demográficas, incluindo idade, sexo, grupos linguísticos, densidade populacional e locais urbanos versus rurais.

Em pesquisa anterior sobre padrões de mobilidade humana , publicada em uma edição de 2008 da revista Nature , Barabási e sua equipe estudaram a trajetória em tempo real de 100.000 usuários anônimos de telefones celulares (selecionados aleatoriamente em mais de 6 milhões de usuários) e descobriram que, apesar da diversidade de sua história de viagem, os seres humanos seguem padrões reprodutíveis simples.

“Embora a maioria das pessoas viaje apenas por curtas distâncias e algumas percorram centenas de quilômetros regularmente, todas elas seguem um padrão simples, independentemente do tempo e da distância, e têm uma forte tendência a retornar aos locais visitados antes”, explicou Barabási.

Neste projeto atual, os cientistas da rede estudaram três meses de dados anônimos de telefones celulares capturando os padrões de mobilidade de 50.000 usuários escolhidos aleatoriamente de um pool de 10 milhões.

"Agora sabemos que quando se trata de processos impulsionados pela mobilidade humana - como modelagem de epidemias, planejamento urbano e engenharia de tráfego - é cientificamente possível prever o movimento das pessoas e impactar positivamente como as sociedades abordam a saúde pública e o desenvolvimento urbano", acrescentou Song. .

Coautores adicionais no artigo, intitulados "Limites de previsibilidade na mobilidade humana ", são Zehui Qu e Nicholas Blumm, ambos candidatos a doutorado no Center for Complex Network Research.

Fonte: Northeastern University