Artigos Variados

terça-feira, 4 de abril de 2023

Acadêmico ABLAC Raul Meneleu Patrono Câmara Cascudo

 


Raul Meneleu Mascarenhas dos Santos

Cadeira 07 da ABLAC

Patrono Câmara Cascudo 

 

Nascido em Fortaleza, Ceará em 19/03/1951, brasileiro, casado, aposentado da Petrobras, residente na cidade de Aracaju, Sergipe. Fui chamado de Raul por meu pai Francisco Meneleu. O nome origina-se de um grande amigo dele. A honra me foi dada. Nasci no dia de São José, 19 de março de 1951 quando o nordestino do sertão aguarda que chova e até hoje penso que esse deveria ter sido meu nome. Gostaria de ter sido chamado de José.

Zé é a maior honraria para um cristão ser chamado tanto no lar, no trabalho, quanto no grupo de amigos. Zé é o pai de Jesus, que agora entidade de luz zela pela humanidade. E Zé era marido de dona Maria que teve o privilégio de conceber o filho amado de Deus.

Minha mãezinha tinha o nome dela. Quanto privilégio tenho! Mas se não sou Zé, pelo menos minha mãezinha se lembrou de dar esse benigno nome a seu último rebento, José.

Somos descendentes de Deus, não somos? E Deus não nos fez à sua imagem? Taí. na Sua Palavra Sagrada, registrada por homens inspirados pelo poder de seu Espírito. Com o tempo, foram nascendo homens e mulheres até chegarem lá pelo Rio Grande do Norte, onde as famílias Câmara, Jácome e Mascarenhas oriundos de terras portuguesas e espanholas, foram juntadas em miscigenação.

Minha genealogia, feita por meu tio-avô Sebastião Jácome da Câmara, nascido em 20 de janeiro de 1896, escrita de seu punho em 22 de agosto de 1926, relaciona seus pais, Benvenuto Jácome e Dona Izolina Maria da Câmara Jácome e seus irmãos e irmãs, entre eles minha avó da parte de mãe.

Meu avô parte de mãe, chamava-se FRANCISCO DE ASSIS MASCARENHAS FILHO, filho de Francisco de Assis Mascarenhas e Rosa Verbolina de Carvalho. Minha avó chamava-se MARIA ALBERTINA DA CÂMARA JÁCOME, filha do Coronel Benvenuto Jácome e Isolina Maria da Câmara Jácome, citados acima.

Já pela parte de pai, corre um pouco de sangue Holandês, que historiadores registram tal domínio na Capitania de Pernambuco – da qual fazia parte o Rio Grande do Norte – entre 1630-1654.

Sou nascido da mudança de meus pais, de Mossoró para a cidade de Fortaleza de Nossa Senhora D'Assunção, no Ceará. Veja que privilégio?

Nasci e fui criado na capital Alencarina. Menino correndo pela praia de Iracema, a Virgem dos Lábios de Mel e frequentando as Missas do Seminário da Prainha, onde fiz Catecismo onde queria ser padre, onde meu Padim Cícero Romão Batista estudou. Né privilégio?

Sempre fui um curioso aventureiro. Deixei de lado uma bela carreira que me era incutida por meu saudoso pai e amigo e fui correr o mundo. O mundo é que é uma escola. Mas depois de conhecer muitas partes da terra, que sonhava por os pés, aos 30 anos de idade, na cidade do Salvador – BA. Resolvi que tinha de começar a ganhar dinheiro. Já casado, vi que o mundo para ser conquistado teria que fazer muitos esforços. Orientado por um amigo, fiz concurso público e entrei em uma das empresas da Petrobras. Troquei o anel de doutor por uma profissão que me deu o direito de continuar a fazer aventuras. Enfrentei ondas descomunais no campo de petróleo da Bacia de Campos, navegando entre plataformas em pequenos barcos Rebocadores. Voando em helicópteros mar adentro para pousar em enormes navios e plataformas fundeados a 1.200 metros de lâmina d’água. Passei meus anos de vida profissional ativamente e agora estou aposentado. Doido por aventuras continua a viajar pelo mundo. E se o bom Deus do Céu quiser me ajudar mais, aceitarei de bom grado a plenitude de a idade chegar e apenas me lembrar das coisas boas que a vida me deu.

Um Pouco do meu aprendizado:

RAUL MENELEU tem Formação TÉCNICO INDUSTRIAL com Habilitação Profissional TÉCNICO DE MECÂNICA Habilitado na PETROBRAS como TÉCNICO DE MANUTENÇÃO nível Superior registrado no CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA – CREA-10439 exercendo capacidade para Detalhar, programar, executar e orientar tecnicamente tarefas de manutenção, de modo permanente, empregando métodos e ferramental adequados; Elaborar estudos e análises técnicas; Exercer a fiscalização técnica, administrativa e gerencial dos contratos de serviços. Elaborar instruções e procedimentos técnicos; Treinar os Mecânicos Especializados, Caldeireiros Especializados, Eletricistas Especializados, Soldadores Especializados, Oficiais de Manutenção Civil especializado e os Técnicos de Instrumentação nos diferentes postos de trabalho;          Executar atividades facilitadoras ou necessárias à execução de suas tarefas principais; Assessorar na elaboração de projetos de melhoria de equipamentos e instalação; Operar instalações e equipamentos segundo padrões técnicos e normas operacionais. Com Conhecimentos de informática e inglês. Com trabalhos realizados em Gerenciamento de Planejamento de Projetos na UN-SEAL/ATP-SM/CONSTRUÇÃO E MONTAGEM no Polo ATALAIA/SERGIPE; Planejamento executivo do projeto do Laboratório de Petróleo e Gás da Universidade Federal de Sergipe em Janeiro; Apoio logístico de construção e montagem de obras e contratos voltados às plataformas marítimas do Polo Atalaia-Aracaju; Delineamento e planejamento de na unidade FAFEN da Petrobras nos anos de 1988, 1992, 1994 e 1996 variando entre 6.000 a 12.000 tarefas; Delineamento e planejamento cotidiano de manutenções preventivas, preditivas e corretivas na unidade FAFEN da Petrobrás nas unidades de fabricação de amônia e ureia; Fiscalização de equipes de PULL-IN e PULL-OUT nas unidades de produção da Bacia de Campos; Fiscalização de construções, montagens e manutenções corretivas da unidade de produção da Bacia de Campos plataforma navio P-33; Fiscalização de construções, montagens e manutenções corretivas da unidade de produção da Bacia de Campos plataforma P-27; Fiscalização de construções, montagens e manutenções corretivas da unidade de produção da Bacia de Campos plataforma P-26; Gerenciamento de duas paradas de produção da unidade de produção da Bacia de Campos plataforma P-19;         Gerenciamento de duas paradas de produção da unidade de produção da Bacia de Campos plataforma P-26.

CURSOS EFETUADOS na área Gerencial/Supervisão

GERENCIAMENTO DE DESEMPENHO: DS-BÁSICO - DIMENSÃO PESSOA; SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL; DESENVOLVIMENTO DE EQUIPE; PESQUISANDO AS DIRETRIZES DE GESTÃO; SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO; SEGUNDA SEÇÃO TÉCNICA DE GERENCIA DE PROJETO DA UN-BC/ATP-MRL/ISUP; IV SEMINÁRIO DE GERÊNCIA DE PROJETOS DA UN-BC/ATP-MRL/ISUP; ORÇAMENTAÇÃO; REENGENHARIA HUMANA; FORTALECIMENTO DE EQUIPE E COORDENAÇÃO; OBTENÇÃO E APRIMORAMENTO DA QUALIDADE ATRAVÉS DA MOTIVAÇÃO DAS PESSOAS; ENGENHARIA DE CONFIABILIDADE E SEGURANÇA; DESENVOLVIMENTO DE SUPERVISORES.

CURSOS na área técnica:

BÁSICO DE POLÍMEROS; NR-13; BÁSICO DE CORROSÃO; ULTRASSOM AUTOMATIZADO; TRAÇADO DE CALDEIRARIA; TUBULAÇÕES INDUSTRIAIS – MONTAGEM; PROCESSO DAS UNIDADES INDUSTRIAIS (AMÔNIA); LUBRIFICANTES E LUBRIFICAÇÃO; TURBINAS A VAPOR I e II; INSTRUTOR DE TREINAMENTO OPERACIONAL; INTRODUÇÃO A HIDRÁULICA; TECNOLOGIA DE ROLAMENTOS; INTRODUÇÃO À INSTRUMENTAÇÃO PNEUMÁTICA; ORGANIZAÇÃO E MÉTODOS.

CURSOS na área de informática, planejamento e projetos:

TÉCNICAS DE PLANEJAMENTO DE MICROSOFT PROJECT; PLANEJAMENTO DE MANUTENÇÃO; CONSCIENTIZAÇÃO PARA A QUALIDADE TOTAL; SISTEMA DA QUALIDADE; PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO NA MANUTENÇÃO; PLANEJAMENTO DA MANUTENÇÃO; SISTEMA DE MATERIAIS; PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DE MANUTENÇÃO; INSTRUTOR DE TREINAMENTO OPERACIONAL; PESQUISANDO DOCUMENTOS NO SINDOTEC; VISUAL BASIC AVANÇADO COM UTILIZAÇÃO DO RDB/VMS ATRAVÉS DO ODBC EM REDE PATHWORKS; VISUAL BASIC E UTILIZAÇÃO DO RDB/VMS ATRAVÉS DO ODBC EM AMBIENTE DE REDES PATHWORKS; MICROSOFT PROJECT (4.0) RECURSOS AVANÇADOS; EXCEL AVANÇADO EM AMBIENTE DE REDES PATHWORKS E ACESSO AO VMS VIA ODBC; ACCESS AVANÇADO EM AMBIENTE DE REDES PATHWORKS E ACESSO AO RDB/VMS VIA ODBC; EXCEL EM AMBIENTE DE REDES PATHWORKS E ACESSO AO RDB/VMS VIA ODBC; INTRODUÇÃO AO TEAMLINKS; ACCESS EM AMBIENTE DE REDES PATH WORKS; MODELAGEM DE DADOS; EXCEL BÁSICO; WORD FOR WINDOWS; WINDOWS BÁSICO; SUPER PROJECT EXPERT - RECURSOS BÁSICOS E TÉCNICAS AVANÇADAS; ORGANIZAÇÃO E MÉTODOS.

Com cursos na Área de Segurança e Saúde Ocupacional:

PROJETO SURVIVAL – Técnicas de Sobrevivência Pessoal e Proficiência em Embarcação de Sobrevivência, Embarcação de Salvamento, Embarcação Rápida de Salvamento; PRIMEIROS SOCORROS; EDUCAÇÃO AMBIENTAL; RECICLAGEM EM COMBATE A INCÊNDIO; SMS – SENSIBILIZAÇÃO; MAPEAMENTO DE RISCO; CURSO PARA COMPONENTES DA CIPA; PRIMEIROS SOCORROS; SEGURANÇA BÁSICA.

 

Apresentação do Patrono Câmara Cascudo – Cadeira 7

Perguntaram-me:

Por que escolheste Câmara Cascuda para ser o teu Patrono da Academia Brasileira de Letras e artes do Cangaço?


Sei o porquê da pergunta de meus amigos. Respondo que, foi o maior folclorista que o país tem em sua história. E também porque sou membro da família, já que sou descendente também dos Câmara do Rio Grande do Norte.  Seus pensamentos políticos não podem prevalecer sobre a cultura e contribuição histórica.

Câmara Cascudo foi monarquista nas primeiras décadas do século XX e durante a década de 1930 combateu a crescente influência marxista no Brasil. Também combateu, em parte, sob a impressão causada pela assim chamada Intentona Comunista de 1935, quando Natal foi palco e sede da primeira tentativa de um governo fundado nas ideias marxistas da América Latina, e meu querido Amigo e Pai FRANCISCO MENELEU DOS SANTOS, com a idade de 18 anos tomou parte por paginar o jornal da revolução A LIBERDADE e por conta disso, ficou preso por 6,5 anos.

Como pôde o filho do comunista escolher Cascudo que aderiu ao integralismo brasileiro e foi membro destacado e Chefe Regional da Ação Integralista Brasileira, o movimento nacionalista encabeçado por Plínio Salgado?

Respondo novamente com a palavra CULTURA.

Posso também dizer que ele desencantou-se rapidamente com o Integralismo, tal como outro famoso ex-integralista, Dom Hélder Câmara, que sempre admirei.

Assim como Dom Hélder, Câmara Cascudo mesmo fiel ao seu pensamento anticomunista, no Golpe Militar de 1964, protegeu e ajudou diversos potiguares perseguidos pelos militares.

Na minha experiência de vida não comporta mais ideologia, nem fé religiosa, nem lado, a não ser querer que sejamos e estejamos em uma sociedade onde não existam desníveis estupidamente altos.

O Patrono da Cadeira Sete da ABLAC Luís da Câmara Cascudo, foi um historiador, antropólogo, advogado e jornalista brasileiro. Passou toda a sua vida em Natal, capital do Rio Grande do Norte, onde nasceu em 30 de dezembro de 1898 e veio a faleceu em 30 de julho de 1986 (87 anos). Dedicou-se ao estudo da cultura brasileira. Foi professor da Faculdade de Direito de Natal, hoje Curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), cujo Instituto de Antropologia leva seu nome. Pesquisador das manifestações culturais brasileiras deixou uma extensa obra, inclusive o Dicionário do Folclore Brasileiro.

 




OBRAS DO ACADÊMICO RAUL MENELEU MASCARENHAS DOS SANTOS

 


QUADRANTE 45
- Uma história no tempo.

Romance de ficção envolvendo um retorno ao passado por um casal de Paleontólogos que encontram Lampião e seu bando na Grota do Angico, local em que foram mortos.




O OCASO DO CANGAÇO

Como Avoantes dormindo, foram mortos.

Comentários de jornais da época.




CANGACEIROS ENVULTADOS

Histórias da tradição oral sertaneja a respeito dos encantamentos atribuídos aos cangaceiros e principalmente das façanhas de Lampião envolvendo o tema.




CRÔNICAS DO CANGAÇO

A vida é efêmera e todos nós sabemos disso. Acontece conosco aquilo que o velho adágio popular diz: “Quem planta ventos, colhe tempestade" e outro que diz "Colhemos o que plantamos". Isso aconteceu com Lampião.




A GUERRA DE CANUDOS

Quando os soldados se reuniram em Monte Santo, segundo

Euclides da Cunha, a cidade tomou ares de festa. Barracas militares, centenas de forasteiros: "Tudo aquilo era uma novidade estupenda".




O CANGAÇO

Aventuras na História. - Coletânea de reportagens da imprensa e artigos.




DIMENSÕES – POESIAS -
Coletânea de poemas de amigos.

As poesias incrustadas no livro, vem recheado com menções políticas, amor às mulheres, descaso com o sertanejo e o descaso das autoridades.




HISTORINHAS KID

Feito para minhas duas netinhas Alícia e Laura, onde com historinhas infantis, realço a cidadania, a educação, a família e o humanismo.


LAMPIÃO - Nordeste, Coronéis, Capangas e Jagunços. No livro apresento dentro do assunto, comentários e textos dos autores indicados na bibliografia e narro partes de minhas pesquisas feitas em campo e reuniões anuais de historiadores e escritores nos encontros da Confraria do Cariri Cangaço.

 

CANAL YOUTUBE com mais de 250 documentários presenciais ou não. Incluindo palestras e eventos específicos sobre o cangaço e registros de visitas a locais onde  ocorreram combates entre as volantes e cangaceiros.

https://www.youtube.com/channel/UCV3fKGLnhbKXG4xYniFlK6w

 

BLOG CAIÇARA DOS RIOS DOS VENTOS. Blog com mais de 500 artigos escritos em uma variedade de assuntos. Dentre estes cerca de 200 sobre o cangaço e questões do nordeste.

https://meneleu.blogspot.com/