Artigos Variados

quarta-feira, 1 de junho de 2016

A Morte de Antonio Ferreira - O Corpo

Familiares do Cel. Ângelo da Jia
Em continuação ao episódio A Morte de Antonio Ferreira - A Cabeça, passaremos agora a tecer comentários e a postar o pequeno documentário sobre o local onde está enterrado o corpo sem cabeça. No episódio indicado acima, temos a narrativa do porquê a cabeça ter sido enterrada em outro local da fazenda.

Feito por nós, a partir de algumas tomadas, quando fizemos o percurso da cidade de Floresta até à Fazenda Poço do Ferro do Coronel Ângelo da Jia, ou Anjo da Gia, como era e é conhecido pelos sertanejos dessa região, para visitarmos o local do "sucesso*" de Antonio Ferreira, irmão mais velho de Lampião.

Existia um boato naquela época, dezembro de 1926, que o cangaceiro tinha sido baleado no grande fogo, ou batalha, da Serra Grande. Mas a estória verdadeira é que tinha sido morto por acidente (sucesso) como dissemos no artigo anterior.

Como vimos e ouvimos do bisneto do coronel, o Sr. Washington Lima, Lampião estava fora da fazenda quando ocorreu o acidente.

Segundo alguns escritores do cangaço, Lampião estava na Fazenda Vassoura, na cidade de Betanha, cidadezinha da região, com o propósito de assistir uma missa, provavelmente a Missa do Galo, pois gostava de lembrar da infância, quando ia com seus pais e irmãos para a bonita festa de Natal em Vila Bela.

Mandou então seu irmão Antonio Ferreira, à fazenda Poço do Ferro para buscar umas encomendas que fizera ao amigo "Anjo da Gia" - provavelmente munição, pois estava quase sem, devido ao combate de Serra Grande.

Mas deixemos de lado as palavras e entremos no mundo mágico das imagens, registradas por ocasião dessa visita feita ao cenário dos acontecimentos;




"Sucesso" no linguajar sertanejo significa acidente.