Artigos Variados

quarta-feira, 24 de maio de 2017

A BELEZA DA SANTA CAPELA

Como é bom e agradável que o povo de Deus viva unido como se todos fossem irmãos! - SALMOS 133:1 (NTLH)

Mas quem é o povo de Deus? Você saberia identifica-los? Onde se reúnem? Será que todos os humanos são "povo de Deus"? Ou apenas só os que professam o cristianismo?

Complicado né? Pois se houver alguém que diz que o "povo de Deus" sãos os de sua igreja, vai ter que provar. Você é capaz de provar com bons argumentos?

Quantos "livros sagrados" você conhece? O de sua religião é mais sagrado? É mais autêntico? Foi o único inspirado por Deus?


As imagens mostradas, registrei por ocasião da visita que fizemos à Santa Capela, A Sainte-Chapelle é uma capela gótica situada na Île de la Cité em Paris, construída no século XIII por Luís IX (São Luís). Foi projetada em 1241, iniciada em 1246 e concluída muito rapidamente, sendo consagrada em Abril de 1248. O seu patrono foi o devoto rei francês Luís IX, que a construiu para servir de capela do palácio real.

O restante do palácio desapareceu completamente, sendo substituído pelo atual Palácio da Justiça. Depois de terminada, a Sainte-Chapelle carecia de santificação pela presença de relíquias apropriadas e, assim, obteve-se a coroa de espinhos de Cristo, obtidas do imperador latino de Constantinopla, Balduíno II, pela exorbitante soma de 135.000 libras. Para ter uma ideia de relatividade, a construção de toda a capela custou 45.000 libras.

Além de outras relíquias, acrescentou-se ainda um fragmento da Vera Cruz e, desta forma, o edifício tornou-se um precioso relicário. Consiste de duas capelas sobrepostas, a inferior reservada aos funcionários e moradores do palácio, e a superior para a família real. A ideia de uma capela palaciana se baseou na Igreja da Virgem de Pharos, anexa ao Grande Palácio de Constantinopla, onde estavam as relíquias saqueadas pelo Império Latino durante a ocupação da capital do Império Bizantino (1204 - 1261). - Fonte: Wikipedia.

Aproveitei em muito essa visita, com um misto de curiosidade e admiração pelo monumento histórico, não pude deixar de notar a divisão imposta aos que a frequentavam quando existia reuniões religiosas, ou Missas, A Igreja consiste de duas capelas sobrepostas, a inferior reservada aos funcionários e moradores do palácio, e a superior para a família real. Havia divisão. Também foram comercialmente compradas relíquias para tal ter o ar de sagrado.

Não sendo um religioso, pude observar essas contradições, mas como ser humano que deseja aumentar seus conhecimentos, me manifesto como leigo que lê e ouve, reparando e meditando no que se passa no mundo. Esforçando-me a digerir da melhor forma possível essa curiosidade e privilégio de visitar templos como esse.