Translate

terça-feira, 30 de setembro de 2014

TIM MAIA: “Não fumo, não bebo e não cheiro. Meu único defeito é que minto um pouco”.

Tim Maia nos deixou órfãos da irreverência benfazeja da alegria.

 
Sebastião Rodrigues Maia, o Tim Maia, ficou conhecido como o síndico da Música Brasileira. Chegava e botava ordem, se bem que não gostasse muito de cumpri-las. Uma de suas características mais conhecidas, depois da voz grave e afinada, era a de faltar aos shows.

Tim começou a carreira junto com Roberto e Erasmo Carlos formando no Rio de Janeiro, em 1957, o grupo Sputniks. Depois de uma estada de seis anos nos Estados Unidos, influenciado pela soul music, o cantor definiu seu estilo e voltou com idéias rejeitadas pela Jovem Guarda. Assim, só conseguiu gravar o primeiro disco solo em 1970. E veio cheio de surpresas, estourando sucessos como Azul da cor do mar e Primavera. Estes seriam seguidos de muitos outros: A festa do Santo Reis, Não quero dinheiro (só quero amar), Você, Réu confesso, Gostava tanto de você e Sossego, para citar alguns. A soul music e o funk com tempero brasileiro foi atravessando a década de 80 com mais sucessos como Descobridor dos sete mares e Do Leme ao Pontal. Às vezes o vozeirão de Tim servia às canções mais açucaradas como Me dê motivo, Leva e Um dia de domingo. Com seu eterno bom humor e senso crítico, ele definiria mais tarde sua fórmula infalível. “Metade de minhas músicas é esquenta-sovaco e metade mela-cueca”.
     Em determinados momentos da vida chegava a beber três garrafas de uísque por dia, além de usar maconha e cocaína. Por incrível que pareça, isso parece nunca ter afetado sua voz. Não se pode dizer o mesmo de suas relações profissionais. Colecionou desafetos e processos trabalhistas - de músicos contra ele e dele contra gravadoras -, além de renegar publicamente antigas amizades, ameaçar críticos e faltar a shows. Passou anos sem se apresentar na Rede Globo e acusava o todo-poderoso da emissora, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, de ser o culpado pelo boicote. Outro conhecido inimigo ele denominava ETA, “Exploradores do Talento Alheio”, formado por empresários e donos de casas de espetáculos.
     Ninguém duvida que Tim foi e sempre será um dos mais talentosos artistas da música brasileira. No dia 8 de março de 1998, ao cantar a primeira música em um show no Teatro Municipal de Niterói, no Rio de Janeiro, sofreu um edema pulmonar seguido de parada cardiorrespiratória. Ficou internado no CTI do Hospital Antônio Pedro durante sete dias e faleceu no dia 15, de infecção generalizada, aos 55 anos. Em sua eterna ironia, ele se definiu com uma frase que entraria para a História: “Não fumo, não bebo e não cheiro. Meu único defeito é que minto um pouco”. (do site Memória Viva)

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Curiosidades - O Cangaço como tema.


Comerciais usando o cangaço - Maria Bonita

Esse comercial feito por Tânia Alves (Maria Bonita) relatando  as benesses do remédio Ovariuteran como regulador dos "tempos difíceis" da mulher.


Esse foi para mostrar que o tecido em Tergal não amassa.

Veja a demais abaixo:

Lampião e Maria Bonita em comercial da ótica Luana na cidade de Crato-CE.

Cangaceiro em loja de colchões imitando Michael Jackson

Maria Bonita Restaurant

Restaurante Thaís MARIA BONITA

Maria Bonita Filmes e Coisas cria animação para o Natal

Comerciais usando o cangaço - Lampião

Livro Lampião e Lancelot

Coisas interessantes usando o Cangaço





Catavento de Lampião - Escultura de Lampião feita de latão, movida a vento, 1,80 de altura por 2,10 de largura, feito pelo Artista Plástico e Projetista Erasmo Coentro. Fica na cidade de Lajedo em Pernambuco.

Lampião cresceu na crise da República Velha.

A negação da justiça e a persistência dela traz a revolta para os oprimidos. Isso se deu no passado e se dá hoje no presente. Lá naqueles anos, o país saindo de uma Monarquia e entrando na República surgiram as autoridades dos coronéis.
 
Na proclamação da República em 1889 em diante foi implantado no Brasil o regime federalista, e este veio a favorecer a uma grande autonomia às províncias, fortalecendo as oligarquias regionais.
 
O poder dessas oligarquias regionais de coronéis veio a ser mais fortalecida com a política dos governadores iniciada pelo Presidente Campos Sales, o quarto presidente da República. Através da Política dos Estados, obteve o apoio do Congresso através de relações de apoio mútuo e favorecimento político entre o governo central, representado pelos presidentes da república e os estados, representados pelos respectivos governadores, e municípios, representados pelos coronéis. O poder de cada coronel era medido pelo número de aliados que tinha e pelo tamanho de seu exército particular de jagunços.
 
Nos estados mais pobres, como Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe e Alagoas os coronéis não eram suficientemente ricos e poderosos para impedir a formação de bandos armados independentes. Foi nesse ambiente que nasceu e prosperou o bando de Lampião, nos anos 1920, coincidindo o seu surgimento com a crise da República Velha.
 
Todos conhecem a história de Lampião. Mas nem todos entendem a política daquela época e o que levou tanto a ele quanto a muitos outros, enveredarem pelo caminho fora da lei.
 
Abaixo uma matéria do Jornal O Globo de 24 de janeiro de 1930 onde o bando de Lampião era o mais poderoso grupo de cangaceiros no nordeste brasileiro.
 


domingo, 28 de setembro de 2014

Cangaceiros Contratados - O Banditismo no Nordeste




Santana do Cariri é um município do estado do Ceará, Brasil. Localiza-se na microrregião do Cariri, mesorregião do Sul Cearense, bem como na Região Metropolitana do Cariri. O município tem 807 km². Foi criado em 1885. Possui o título de "Capital Cearense da Paleontologia".



Destaca-se por possuir um vasto sítio paleontológico, onde já foram descobertas várias espécies de animais extintos. Abriga o Museu de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri.
Casarão Cultural Felinto da Cruz Neves e Generosa Amélia da Cruz 1ª mulher prefeita de Santana, 1ª do Ceará e 2ª do Brasil. O Casarão pertenceu ao Coronel Felinto da Cruz Neves, construído no século XIX, com imensos e dezenas de janelões bem trabalhados. Na parte superior: salas, salões, capela com imagens de diversos santos e um catecismo da época. Um pátio e um imenso subterrâneo. Alguns materiais foram importados da França. 
Igreja matriz de Senhora Sant'Ana" centenária e em estilo neo clássico, de estilo barroco com altares internos de rococó, construída no século XIX, pelo Padre Inácio Rufino de Moura. A imagem da padroeira Senhora Santana foi trazida da Europa pelo Coronel Felinto da Cruz Neves, medindo aproximadamente 1,5 m de altura.

No ano de 1925 lutas sangrentas em Santana do Cariri, onde o chefe conservador Manoel Alexandre disputa com chefe democrata Felinto Cruz a posse da localidade.  

A fortuna de Manuel Alexandre era bastante substancial pois com orgulho mantinha seis fazendas, todas com muito gado, tinha lojas, um engenho de cana e muitos imóveis. Era casado e tinha dois filhos.
Conta-se a história que em uma das refregas, o filho mais velho de Manuel Alexandre, desentende-se com um grupo de rapazes da cidade. Leva uma surra. Apesar de ter sido uma simples briga de rua, os agressores são identificados como partidários do coronel Felinto Cruz e Manuel Alexandre jura vingança, reúne alguns homens e vão até a cidade, mas são rechaçados. A refrega termina sem feridos. Mas a raiva aumenta.

No ano de 1925 quando foram contratados cangaceiros de ambas as partes. Manoel Alexandre contrata cerca de 80 cangaceiros e o coronel Felinto Cruz resolve fazer o mesmo, contratando 40 homens do cangaço. A guerra inicia-se e a tropa de Manuel Alexandre invade a cidade. Entrincheirados nos altos da Igreja de Senhora de Santana, os homens do coronel abrem fogo. A batalha termina com 26 mortos.
Para pegar o coronel Felinto Cruz desprevenido, Manoel Alexandre prepara seus cangaceiros para invadir a casa do coronel Felinto, de madrugada. Foi onde ferido por ocasião do tiroteio o filho mais novo de Manoel Alexandre veio a falecer.

Segundo os historiadores, a guerra termina e começa uma longa decadência econômica de Manuel Alexandre. Mas como podemos ver nesse fac-símile  do jornal O Globo de 8 de junho de 1927, ele ainda era um homem poderoso e chefiava a facção a que a família Accioly e o Senador Francisco Sá faziam parte e que Moreira da Rocha presidente do estado do Ceará, segundo o jornal, continuava indiferente pois pertencia ao Partido Conservador.
 

Cordel - Foi o Jornal e a Novela do Sertanejo

A história da literatura de cordel começa com o romanceiro do Renascimento, quando se iniciou impressão de relatos tradicionalmente orais feitos pelos trovadores medievais, e desenvolve-se até à Idade Contemporânea. O nome cordel está ligado à forma de comercialização desses folhetos em Portugal, onde eram pendurados em cordões, chamados de cordéis.

Inicialmente, eles também continham peças de teatro, como as de autoria de Gil Vicente (1465-1536). Foram os portugueses que introduziram o cordel no Brasil desde o início da colonização.
 
Na segunda metade do século XIX começaram as impressões de folhetos brasileiros, com suas características próprias. Os temas incluem fatos do cotidiano, episódios históricos, lendas, temas religiosos, entre muitos outros.

As façanhas do cangaceiro Lampião (Virgulino Ferreira da Silva, 1900-1938) e o suicídio do presidente Getúlio Vargas (1883-1954) são alguns dos assuntos de cordéis que tiveram maior tiragem no passado. Não há limite para a criação de temas dos folhetos. Praticamente todo e qualquer assunto pode virar cordel nas mãos de um poeta competente.
 

 Reportagem completa do programa televisivo Globo Rural


 Literatura de Cordel

Patativa do Assaré

 

Antônio Gonçalves da Silva era seu nome, nascido nas águas de março puxando o verão, precisamente no dia 5 do ano 1909 e faleceu no inverno de julho no dia 8 de 2002. Foram 93 anos de vida, iniciada na cidade de Assaré, sertão cearense. Foi um poeta popular, compositor, cantor e repentista, onde improvisava cordelisticamente palavras que saiam de sua garganta, como um passarinho cantador. Assim era Tônho cantador, que não se deve esquecer, era Patativa Cantador, do Assaré era Senhor.
 
 
 
O Patativa é um pássaro bem famoso no mundo das artes. Dono de um canto melodioso e triste, já foi tema do poema As Primaveras, de Casimiro de Abreu e também citado na obra Ubirajara, de José de Alencar. Valente, como toda ave territorialista, o Patativa não se cansa de defender seu espaço, sendo constantemente visto no alto das árvores cantando incessantemente para marcar seu território.
 
O Sanfoneiro Luiz Gonzaga é homenageado por Patativa do Assaré, em seguida documentário de sua vida, com testemunhos de amigos.
  
Triste Partida
Meu Deus, meu Deus. . .

Setembro passou
Outubro e Novembro
Já tamo em Dezembro
Meu Deus, que é de nós,
Meu Deus, meu Deus
Assim fala o pobre
Do seco Nordeste
Com medo da peste
Da fome feroz
Ai, ai, ai, ai
A treze do mês
Ele fez experiência
Perdeu sua crença
Nas pedras de sal,
Meu Deus, meu Deus
Mas noutra esperança
Com gosto se agarra
Pensando na barra
Do alegre Natal
Ai, ai, ai, ai
Rompeu-se o Natal
Porém barra não veio
O sol bem vermeio
Nasceu muito além
Meu Deus, meu Deus
Na copa da mata
Buzina a cigarra
Ninguém vê a barra
Pois a barra não tem
Ai, ai, ai, ai


Sem chuva na terra
Descamba Janeiro,
Depois fevereiro
E o mesmo verão
Meu Deus, meu Deus
Entonce o nortista
Pensando consigo
Diz: "isso é castigo
não chove mais não"

Ai, ai, ai, ai
Apela pra Março
Que é o mês preferido
Do santo querido
Senhor São José
Meu Deus, meu Deus
Mas nada de chuva
Tá tudo sem jeito
Lhe foge do peito
O resto da fé
Ai, ai, ai, ai
Agora pensando
Ele segue outra tria
Chamando a famia
Começa a dizer
Meu Deus, meu Deus
Eu vendo meu burro
Meu jegue e o cavalo
Nós vamos a São Paulo
Viver ou morrer
Ai, ai, ai, ai

Nós vamos a São Paulo
Que a coisa tá feia
Por terras alheia
Nós vamos vagar
Meu Deus, meu Deus
Se o nosso destino
Não for tão mesquinho
Cá e pro mesmo cantinho
Nós torna a voltar
Ai, ai, ai, ai
E vende seu burro
Jumento e o cavalo
Inté mesmo o galo
Venderam também
Meu Deus, meu Deus
Pois logo aparece
Feliz fazendeiro
Por pouco dinheiro
Lhe compra o que tem
Ai, ai, ai, ai

Em um caminhão
Ele joga a famia
Chegou o triste dia
Já vai viajar
Meu Deus, meu Deus
A seca terrível
Que tudo devora
Lhe bota pra fora
Da terra natá
Ai, ai, ai, ai
O carro já corre




No topo da serra
Oiando pra terra
Seu berço, seu lar
Meu Deus, meu Deus
Aquele nortista
Partido de pena
De longe acena
Adeus meu lugar
Ai, ai, ai, ai
No dia seguinte
Já tudo enfadado
E o carro embalado
Veloz a correr
Meu Deus, meu Deus
Tão triste, coitado
Falando saudoso
Seu filho choroso
Exclama a dizer
Ai, ai, ai, ai
De pena e saudade
Papai sei que morro
Meu pobre cachorro
Quem dá de comer?
Meu Deus, meu Deus
Já outro pergunta
Mãezinha, e meu gato?
Com fome, sem trato
Mimi vai morrer
Ai, ai, ai, ai
E a linda pequena
Tremendo de medo
"Mamãe, meus brinquedo
Meu pé de fulô?"
Meu Deus, meu Deus
Meu pé de roseira
Coitado, ele seca
E minha boneca
Também lá ficou
Ai, ai, ai, ai
E assim vão deixando
Com choro e gemido
Do berço querido
Céu lindo azul
Meu Deus, meu Deus
O pai, pesaroso
Nos filho pensando
E o carro rodando
Na estrada do Sul
Ai, ai, ai, ai
Chegaram em São Paulo
Sem cobre quebrado
E o pobre acanhado
Procura um patrão
Meu Deus, meu Deus
Só vê cara estranha
De estranha gente
Tudo é diferente
Do caro torrão
Ai, ai, ai, ai
Trabaia dois ano,
Três ano e mais ano
E sempre nos prano
De um dia vortar
Meu Deus, meu Deus
Mas nunca ele pode
Só vive devendo
E assim vai sofrendo
É sofrer sem parar
Ai, ai, ai, ai
Se arguma notícia
Das banda do norte
Tem ele por sorte
O gosto de ouvir
Meu Deus, meu Deus
Lhe bate no peito
Saudade lhe molho
E as água nos óio
Começa a cair
Ai, ai, ai, ai
Do mundo afastado
Ali vive preso
Sofrendo desprezo
Devendo ao patrão
Meu Deus, meu Deus
O tempo rolando
Vai dia e vem dia
E aquela famia
Não vorta mais não
Ai, ai, ai, ai
Distante da terra
Tão seca mas boa
Exposto à garoa
À lama e o paú
Meu Deus, meu Deus
Faz pena o nortista
Tão forte, tão bravo
Viver como escravo
No Norte e no Sul
Ai, ai, ai, ai

O Cangaço no youtube

 
 A "perder de vista" como diz o nordestino, os filmetes e filmes completos nas páginas do Youtube são diversas, engraçadas e informativas. O Cangaço ficou tão conhecido nacionalmente quanto  internacionalmente, ao ponto de ser usado até mesmo em comerciais de produtos. Abaixo uma pequena mostra que encontramos. À medida que for vendo mais e que sejam interessantes, os postarei aqui. Esse primeiro "A Chegada de Lampião ao Inferno" é um cordel cantado, bastante interessante e vem como primeiro nessa leva de inserções.
 
 
 
 
 
(Cantada por Volta Sêca)
 
 
(Fundo musical Amelinha)
 
Baile Perfumado - Filme completo
 
 

Filme Lampião O Rei do Cangaço.

sábado, 27 de setembro de 2014

As cabeças rolaram por terra - O fim de Lampião

Entrevista com o Coronel João Bezerra de quatro horas e dez minutos de duração, que foi matéria do jornal O Globo de 26 de junho de 1957 onde ele conta com detalhes a impressionante carnificina que marcou o fim de Lampião e seu bando. À época dessa reportagem João Bezerra tinha 52 anos de idade e fazia cerca de 20 anos do acontecido.

João Bezerra da Silva nasceu no dia 24 de junho de 1898, na Serra da Colônia, Município de Afogados da Ingazeira - Estado de Pernambuco.



 
Virgulino Ferreira da Silva, conhecido popularmente pelo apelido de Lampião, foi o principal e mais conhecido cangaceiro brasileiro. Nasceu na cidade de Serra Talhada (PE) em 7 de julho de 1898 e foi morto em 28 de julho de 1938. Ficou conhecido como o "rei do Cangaço".

Esse é o relato conforme fac-símiles: