Translate

domingo, 1 de junho de 2014

Somos deuses - nem que seja na imaginação.

Eu já gosto de assistir filmes malucos. Entenda como “maluco” esses filmes que o autor mistura presente, passado e futuro, mas não no sentido de lembranças e sim de misturar os acontecimentos e seus personagens poderem viajar no tempo, indo ao passado, outra hora indo ao futuro e voltando ao presente.

Filmes como “Te Amarei Para Sempre” onde o personagem viaja aleatoriamente no tempo sem ter controle para onde ir ou quando. Loucura pura! Henri e Cléa no momento do casamento correm o risco dele desaparecer. Ela sabe da situação dele, desde menininha de 8 anos. Quando na noite de núpcias os dois alegres em sua cama, ele desaparece e ficam somente suas roupas e a aliança.

Tem também o filme “Jump” (Pulo) com Brad Pitt e séries tipo “Ressureição” que são malucos demais. Fora o famoso filme “De Volta Para o Futuro” com Michael J. Fox. Esses filmes mexem com nossa imaginação e talvez isso seja o efeito que a única certeza que temos na vida, a morte, cause-nos.

Há algum tempo, criei uma estória que fala de dois jovens paleontólogos que em incursão pelo interior de Sergipe em busca de materiais líticos, deparam-se com um portal de tempo que os transportam para os tempos em que o cangaceiro Lampião e seu bando acampavam na grota do Angico onde foram mortos. A estória chama-se “Quadrante 45 – Uma viagem no tempo”

Sim, o desconhecido torna-se ficção e nossa mente privilegiada que gosta de brincar de deus, nem que seja na imaginação. Como disse, me amarro nessas loucuras!

Papa Francisco: Casar ou permanecer solteiro?

O Papa Francisco sinalizou nesta terça-feira que está aberto à discussão sobre o celibato dentro da Igreja Católica, reportagem do jornal El País da Espanha. As declarações foram feitas durante uma entrevista coletiva aos jornalistas que o acompanhavam no voo de volta de Tel Aviv para Roma, após a primeira visita do papa à Terra Santa.
“A Igreja Católica tem padres casados, católicos ​​gregos, católicos coptas e no rito oriental. Não é um debate sobre um dogma, mas sobre uma regra de vida que eu aprecio muito e que é um dom para a Igreja. Por não ser um dogma da fé, a porta sempre está aberta”, disse o papa.
Ao longo da história das religiões, uma quantidade grande de homens e mulheres preferiram escolher o estado de solteiro(a) a quem principalmente a Igreja Católica chama de celibato.
Alguns primordialmente criam que as coisas carnais, materiais, fossem pecado e originassem todo o mal da humanidade. Daí então deu-se a origem à filosofia de que, para se alcançar a pureza espiritual, seria preciso evitar-se totalmente o sexo.
Será que esse é o conceito correto? Será que ele é fundamental para uma pessoa dedicar-se às coisas espirituais? Tomemos então como base o conceito da Bíblia, onde o casamento é visto como uma dádiva pura e santa de Deus. O que está escrito no livro de Gênesis sobre a criação apresenta, sem sombra de dúvida, o casamento como algo “bom” aos olhos de Deus. Com certeza não era um obstáculo a uma relação espiritualmente pura com Deus. — Gênesis cap. 1versos 26 ao 28, o 31 e cap. 2 versos 18 e 22 ao 24.
No Novo Testamento encontramos os relatos onde Pedro, segundo o catolicismo o primeiro Papa era casado e podemos ver isso no livro de São Mateus cap. 8 verso 14.
Também podemos ver que outros cristãos, que tinham cargos importantes na igreja cristã da antiguidade, eram casados. Isso podemos ver também no livro dos Atos dos Apóstolos cap. 18 verso 2; cap. 21 verso 8 e 9 e na primeira carta de São Paulo aos Coríntios no cap. 9 verso 5.
Encontramos também no Novo Testamento as conselhos de São Paulo a São Timóteo instruindo-lhe que ao nomear Bispos na Igreja atentasse para que fossem “ irrepreensívei esposos de uma só mulher. Isso podemos encontrar em 1 Timóteo cap. 3 verso 2. Vejam que São Paulo não insinua que fosse impróprio, em qualquer sentido, que um Bispo fosse casado, pois apenas lembrou a São Timóteo que o Bispo não podia ser um homem que tivesse outra mulher pois se casado fosse, deveria ter só uma esposa. Embora dê bastante valor ao casamento, a Bíblia certamente não condena que alguém, de livre vontade, permaneça solteiro. São Paulo recomenda o estado de solteiro como algo desejável no caso de alguns. – 1 Coríntios cap. 7 versos 7 e 8.
Nas palavras de Jesus Cristo registradas no livro de São Mateus, cap. 19 verso 12, indica que alguns homens e mulheres poderiam espontaneamente permanecer solteiros por causa do Reino dos Céus e não porque haja algo de inerentemente impuro no casamento que impediria o desenvolvimento espiritual. Estes escolhem isso simplesmente para poder concentrar seus esforços em fazer a vontade de Deus.