Translate

quarta-feira, 26 de março de 2014

O homem sempre precisará de leis e regras

Sociedades não do ponto de vista natural, mas impostas pela necessidade de convivência tendem sempre a autodestruir-se pois criam muitas regras de proteção. Primeiro para os de poder e tais regras vão descendo até chegarem ao povo. Ao chegarem ao povo as regras são tão pesadas que esses revoltam-se e passam a não obedece-las e daí inicia-se o caos com a tendência de dissolução.

O homem sempre precisará de leis ou regras porque a grande questão é como concebemos a liberdade humana. Ser livre é ser autor das únicas obrigações que nos compelem e quando nossas preferências passam a afetar outras pessoas, os mais fortes iniciam o controle pelas leis e regras, primeiro para defenderem-se e depois de protegidos defenderem os abaixo de seus privilégios em escala até chegar a grande parte da sociedade.

Acontece que ordenar aos cidadãos que abandonem suas liberdades pois estas estão atingindo os direitos de seus vizinhos é dizer-lhes que eles não são livres, por certo irá lhes causar revolta. Por isso tais leis e regras depois de serem muito bem discutidas para sua aprovação, têm que ser impostas ao conjunto, para que a sociedade como um todo, perpetue-se como sociedade constituída e não como natural, pois na natureza a lei do mais forte sempre será a força mais poderosa de submissão.

Uma política de leis sem um comprometimento moral substancial resulta em uma vida cívica pobre e um convite aberto a moralismos limitados e intolerantes. Os fundamentalistas ocupam rapidamente os espaços que não são discutidos com receio de explorar possíveis entraves de preferências individuais e que não ferem os direitos de outros.

Se nossas discussões sobre justiça nos enredam em questões morais precisamos evitar resvalar para preferências pessoais ou religiosas. Para que tenhamos uma vida cívica rica e interessada no bem comum, que evitemos dogmatismos religiosos para que não nos emaranhemos em controvérsias vãs.

Que os cidadãos democráticos, não que abandonem suas convicções morais e religiosas, mas que ao entrarem na esfera pública evitem-nas, mas que as usem apenas para fortalecer sua própria consciência sem ferir a liberdade de outros pois isso garante a tolerância e o respeito mútuo. Deixem que suas preferências individuais sejam usadas sem ferir a vida de seu próximo e fortaleça a sociedade como um todo. Apenas dessa forma a sociedade será longeva.

sábado, 22 de março de 2014

O Pessimismo Contamina

Sempre ensinei e criei meus filhos a terem confiança neles próprios e lutassem para não depender de ninguém. Mas que lembrassem sempre que vivemos em sociedade e que esta seria igual a uma cesta de frutas. Quando uma apodrece é capaz de contaminar as outras do cesto, e como não poderíamos simplesmente retirar alguém da sociedade, uma coisa poderíamos fazer: afastar-nos dos pessimistas que caminham para a derrota.

Mais ainda, poderíamos fazer, por incentivar aos que nos rodeiam a serem também pessoas confiantes. Lembro bem de meu filho mais novo quando menino de uns dez anos de idade me via juntamente com sua mãe, irmos ao supermercado, dizia: Pai, compre uma flanela e um balde pra mim! E eu perguntei: Para que você que isso meu filho? E ele responder: Pra eu ganhar uns trocadinhos lavando carros aqui no condomínio.

Minhas três filhas, estudadas e formadas, não exercem o preparo que seus diplomas lhes conferem. Preferiram ser empreendedoras. Têm seus próprios negócios por confiar no nosso país e saberem que gerarão empregos, como estão gerando.

Nunca vi nenhum deles reclamar da vida e nem dos negócios. O rapazinho que hoje é pai e tem sua família, é um jovem culto, não se deteve apenas com seu idioma e aprendeu mais línguas, visitou parte do mundo e é um Técnico de primeira linha no ramos do petróleo e gás. Continua a especializar-se e tem mais juízo que o pai.

Quando vejo pessoas reclamando de tudo, penso que essas são do tipo que querem que tudo caia do céu de graça e sem esforço. Falam mal de tudo que a sociedade brasileira está fazendo e sem razão. Acham que por estarem também empreendendo já estão fazendo muito. Nada fazem...! Com seu pessimismo contaminam os que lhe rodeiam. Uma pena!

quarta-feira, 19 de março de 2014

A idade muda e a emoção é benvinda.

Dizem que, quando nos emocionamos com qualquer coisa, mostra que estamos cada vez mais avançando como criaturas espirituais. Sinto isso mesmo. Cada vez me sinto mais um homem espiritual e entendedor da humanidade quanto das coisas do céu. Às vezes saio dessa faixa e me torno homem comum. Sinto raiva e ódio pelas coisas malfeitas dos homens. Mas homem sou. Aguardo e espero para se possível, com o aval de Deus, permanecer nessa luta da carne contra o espírito por mais alguns anos, para que possa sempre auxiliar o próximo. Como disse Zeca Baleiro, até um beijo de novela me faz chorar. Ao mesmo tempo que admiro essa grande experiência da criação, decepciono-me com ela. Somente daqui há algumas centenas ou milhares de anos chegaremos próximos da perfeição de homens civilizados. Enquanto isso, se não tentarmos, não avançamos. Ame incondicional. A regra de ouro é “Todas as coisas, portanto, que quereis que os homens vos façam, vós também tendes de fazer do mesmo modo a eles.” (Mateus 7:12) Essa Regra Áurea, como muitas vezes é chamada, motiva a pessoa a respeitar o próximo, esperando ser tratada da mesma maneira.

domingo, 2 de março de 2014

Noni para chá e suco

Seus frutos e folhas podem ser usados como Chá 
 Conhecida mundialmente, essa pequena fruta oriunda da Polonésia e Índia, O Noni é famoso por reduzir a pressão arterial, melhorar o  sono e  ciclos do humor, aumentar a energia física, ser um ótimo anti-inflamatório e anti-histamínico, proteger o aparelho digestivo e o coração.

Seus frutos podem ser usados como suco



A razão desta planta estar entre as 10 mais no ranking dos alimentos saudáveis está nos numerosos fitoquímicos, antioxidantes, vitaminas e micronutrientes que desempenham funções importante em nosso corpo.
Os efeitos do Noni são tão valiosos que despertam interesse de pesquisadores que recentemente vem realizando estudos científicos sobre suas propriedades.

O Chá do Noni tem efeito emagrecedor


O fruto do Noni tem sido usado há mais de 2.000 anos pelos habitantes da Polinésia Francesa / (Sul da Ásia), e atualmente tem sido alvo de pesquisas no mundo inteiro, porque trata de uma enorme variedade de doenças.




Sumo das folhas verdes do Noni combatem a artrite

O Noni é um maravilhoso agente preventivo e medicinal, que praticamente todos podem tomar para qualquer caso e a qualquer momento, experimente o Noni e você verá o Noni fazer uma diferença em sua vida.




Os principais benefícios do Noni são:


- Reduz a pressão arterial ao nível normal;
- Alivia a dor;
- Combate o Câncer;
- Combate a artrite e artrose;
- Regula o sono e os estados de ânimo;
- Melhoria das doenças de coração;
- Trata a diabete;
- Aumenta a resistência do organismo;
- Aumento da energia do corpo;
- Sensação de bem-Estar;
- Combate os transtornos digestivos;
- Possui propriedades antibacterianas;
- Sexualidade (Apetite Sexual);
- Auxília no tratamento da obesidade;


Conheça a tabela nutricional do Noni

         
       Conteúdo                              Quantidade                           %RDA 
               
            Vitamina A                          5.88 IU                              0.117% 
            Vitamina C                          6.029 mg                               10% 
            Cálcio                                   6.76 mg                            0.67% 
            Ferro                                 0.1088 mg                            0.60% 
            Vitamina E                            0.235 IU                            0.78% 
            Vitamina B1                        0.0029 mg                          0.196% 
            Vitamina B2                        0.0029 mg                            0.17% 
            Niacina                                 0.147 mg                          0.735% 
            Vitamina B6                          0.038 mg                            1,91% 
            Ácido Fórbico                          7.35 mcg                           1,84% 
            Vitamina B12                        0.097 mg                             1.62% 
            Biotina                                   1.47 mcg                            0.49% 
            Ácido Pantotênico                  0.147 mcg                            1.47% 
            Fósforo                                 2.058 mg                           0.205% 
            Magnésio                              3.088 mg                           0.772% 
            Zinco                                    0.047 mg                           0.313% 
            Cobre                                   0.006 mg                           0.294% 
            Cromo                                  0.147 mg  
            Manganês                               0.25 mg 
            Molibidênio                            0.294 mg 
            Sódio                                    12.35 mg 
            Potássio                                28.52 mg 
            Carboidrato total                  3.0 gramas 
            Frutose                               1.2 gramas 
            Glicose                                1.1 gramas 
            Fibra                                   0.7 gramas
            Calorias                                    10 kcal
             
            Essencialmente não contém gorduras e colesterol.
       
                 
       Componentes nutracêuticos no Noni 
         
            Acetin Gluco p                                                Histadina 
            Ácido Caprilico                                              Isoleucina 
            Ácido Capróico                                                 Leucina 
            Ácido Ursólico                                                     Lisina 
            Alananina                                                     Magnésio 
            Alcaloide                                                       Metionina 
            Alizarina                                                     Morindadiol 
            Antraquinonas                                               Morindina  
            Arginina                                                       Morindona 
            Aspargo                                                Nodamnacantal  
            Asperulosido                                         Oligoelementos 
            Ativadores                                               de Serotonina 
            Múltiplos Receptores                                         Proteína 
            Bioflavanóides                                           Proxeronase 
            Carbohidratos                                             Proxeronina 
            Carbono                                                  Proxeroninase 
            Carotenóides                                                 Rubiadina 
            Cisteína                                                 Rubiadina MME 
            Cistina                                                              Selênio 
            Clororrubina                                                        Serina 
            Cofatores                                                   SeroTbonina 
            Damnacanthal                                              Serotonina 
            Enzimas                                                          Sitosterol 
            Escopoletina                                                         Sódio 
            Esterois Vegetais                                             Terpenos 
            Fenilalanina                                                      Tirosina 
            Ferro                                                               Treonina 
            Fosfáto                                                          Triptofano 
            Glicina                                                                 Valina 
            Glicosideos                                                     Vitaminas 
            Glucopiranoso                                                   Xeronina 
            Glutamato                                                           Prolina 
       
Usos

Na China, Japão e Tahiti, várias partes da árvore (folhas, flores, frutos e tronco) servem para tratamento da febre, tratamento dos olhos e problemas da pele, gengivite, constipação, dores de estômago, ou dificuldades respiratórias. Na Malásia, acredita-se que as flores aquecidas desta planta aplicadas no peito, curam a tosse, náusea e cólicas. Nas Filipinas, é extraído o sumo das folhas como tratamento para a artrite.

O tronco desta árvore produz uma cera castanho-púrpura, chamada de cera-batik, aplicada em pintura sobre tecido, normalmente seda (pintura sobre seda). Conhecida por ser produzida com esta finalidade na ilha de Java, na Indonésia.

No Havai é extraída uma tintura amarelada da raiz para tingir tecidos. No Suriname assim como em outros países, a árvore serve como pára-vento, suporte para videiras, e também árvores de sombra para arbustos de café. A fruta é também usada como champô (xampu, no Brasil) na Malásia, onde se acredita que ajuda no combate aos piolhos.

Na Indochina, o fruto aplica-se no tratamento da asma e disenteria. Para uso externo, o fruto é descascado, esmagado, misturado com sal e depois aplicado em fracturas de ossos. 

No Havai, o fruto maduro é aplicado em furúnculos para extraír o pus. O extracto de fruta também pode regular a menstruação ou dificuldades urinárias.

Nos Estados Unidos e Canadá, "noni" é anunciado como produto dietético.

Os fabricantes de produtos do noni, reivindicam que o xeronine (patenteado nos Estados Unidos sob o nº4.543.212) é o princípio biológico activo. Segundo o alegado descobridor desse princípio activo, Ralphe Heinicke, este diz que o xeronine é "um novo alcalóide, útil em medicina, alimentação, e em campos industriais." ; "A composição, caracterização, o modo de acção e a utilidade do novo alcalóide, o xeronine, pode ser isolado de uma grande número de substâncias naturais através de determinadas técnicas e precauções."

sábado, 1 de março de 2014

Não deixe a emoção destruir a razão



A palavra crítica tem origem no grego krinein, ligada à ideia de ir à raiz do problema para tentar entendê-lo, realizar uma análise. 

Krinein significa capacidade de separar para distinguir, capacidade de entender, estudar, examinar e ainda outros sentidos que nos servem construtivamente: capacidade de julgar, decidir, escolher, isso tudo sem pré-juízos, sem preconceitos. 

A atitude crítica exige, portanto, o trabalho de estudar, de procurar saber. VAMOS FAZER ISSO antes de compartilharmos no no Facebook, pôsteres de outros. 

Lembre que as são as perguntas que movem o mundo, e que portanto procurar fazer perguntas tais como:  “o que é o certo?”, “o que é o errado?”, “o que é verdade?”, “o que é mentira?”... é essencial para não sermos levados a erros de opinião. 

Se você conseguir compreender onde esses questionamentos levam você, então terá mais base para compartilhar questionamentos quando ler postagens por exemplo no Facebook ou em outro tipo de rede social.

Que tal repetir quando estiver vendo televisão ou lendo um jornal ou revista? Tenho uma leve impressão que se você usar esse procedimento, suas críticas serão mais embasadas com a razão.  

O pensamento crítico é transformador, contestador, revolucionário, desconfiado e constituinte.

Portanto fica a dica.